quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Rhett Butler e a Economia


Há alguns dias atrás, em consequência desta maré de "CRISE GLOBAL", que todos apregoam, mas ninguém sabe para onde vai, surgiu nos meios de comunicação social um especialista que se provou ser um "falso profeta" da finança. Mas nem é preciso fazer grandes exercícios mentais para encontrar períodos semelhantes e muito, muito mais horrendos na história da humanidade.


No entanto, o que eu quero aqui deixar é um pequeno parágrafo, que corresponde a uma fala da personagem Rhett Butler, do livro "E Tudo o Vento Levou" (uma das minhas obras literárias e cinematográfica favorita), em que em plena Guerra da Secessão ou Guerra Civil Americana (1861 - 1865) ele representava o papel de um especulador odiado por toda a população de Atlanta e num dos seus diálogos deliciosos que tinha com Scarlett O´Hara diz: 


"Já lhe disse uma vez que há duas grandes oportunidades para se ganhar dinheiro. a primeira, durante a fundação de um império, a segunda, no decurso da sua derrocada. Aquela proporciona meios lentos e, por vezes incertos. Esta faculta processos rápidos e infalíveis. Não se esqueça das minhas palavras. Talvez lhe sejam úteis no futuro."

 .... E foram, pelo menos em termos económicos, ela soube aproveitar essa lição, já quanto a outras coisas na vida, as coisas não lhe correram tão bem. Como se costuma dizer, não se pode ter tudo, apesar de todos os seus defeitos eu até torcia para que ela tivesse ficado com tudo.

Também nós não podemos ter tudo, e o presente está a demonstrar, que temos de estar permanentemente a fazer escolhas, por mais diminutas que elas sejam.

Venha lá essa CRISE....
 




1 comentário:

Anónimo disse...

Mais importante na vida do que ter dinheiro é ter saúde e alguem que nos ama de verdade, o resto é acessório para uma vida em felicidade...