segunda-feira, 17 de outubro de 2011

TEXTO (2-4) - MOLDADORES DA PSIQUE = LAVAGEM CEREBRAL



As tentativas de alterar as atitudes das pessoas com objectivos diferentes são tão antigas como a própria história da humanidade. Muitas destas tentativas, frequentemente bem-sucedidas, foram feitas através da violência, todavia, a forma mais poderosa para obter a submissão tem sido, sem dúvida, a palavra, que consegue agir mais profundamente sobre os processos mentais e, em definitivo, sobre a estrutura psicológica do individuo. O ser humano não está protegido contra o irracional. Pelo contrário, a história demonstra que seres inteligentes, amáveis e generosos, induzidos por outros, foram protagonistas de actos indesejáveis. A lavagem ao cérebro parte de uma constatação elementar: é fácil conseguir que um individuo faça qualquer coisa se for submetido a uma táctica psicológica chama “persuasão coerciva”, que consiste em obrigar alguém a fazer algo através de pressões físicas e mentais.

As sete fases para o processo de lavagem ao cérebro:

1ª Assalto à identidade – neste período inicial, humilha-se o individuo.

2ª Implantação da culpa – o individuo fica contagiado pela atmosfera de culpabilidade que lhe é atribuída, e qualquer palavra que diga, incluindo os seus próprios pensamentos, terá para ele reminiscências de traição em relação aos outros e em relação a si próprio.

3ª Conflito total – na qual sentirá pânico pela sua aniquilação absoluta como pessoa.

4ª Amabilidade.

5ª e 6ª A partir de agora, o individuo volta-se contra si mesmo. Estas duas fases designam-se por canalização da culpa e desonra. Tem o objectivo de fazer o individuo criticar não só o que fez da sua vida, como aquilo que foi.

7ª Confissão final e definitiva de aceitação absoluta e de renúncia pessoal.

Sem comentários: