segunda-feira, 17 de outubro de 2011

INTRODUÇÃO A UM CONJUNTO DE TEXTOS PARA REFLECTIR


Há alguns dias atrás, estando eu a remexer correspondência à maneira antiga, ou seja, entre vários envelopes de diversas cores com seus selos e carimbos. Toscamente atados em maços, por laços de seda branca fui encontrar uma cópia de uma missiva minha que enderecei a uma pessoa que marcou algo do meu passado. Mas o facto é que pelo seu primeiro parágrafo, que dizia assim:

“Visto que a anterior carta se deteriorou devido aos agentes climatéricos, faço novamente esta cópia, visto que, te poderá “agradar” o que contém nela. São alguns extractos de documentos de psicologia, em que poderás reflectir um pouco.”

…fiquei sem saber muito bem (não me lembro) do que aconteceu a essa “anterior” carta, ou se até mesmo o tal duplicado, ou triplicado chegou às mãos do destinatário pretendido. Suspeito que talvez não, o que foi pena, mas talvez não tenha sido desperdício, porque desconfio que não teria servido de nada. A pessoa não iria mudar o seu comportamento de um extremo egocêntrico, só pela simples razão de ler alguns dos textos que seguiam na carta.

Há algumas semanas atrás voltei a encontra-lo, ou melhor, essa pessoa entrou, vindo do nada pela porta do meu trabalho, como se o espaço temporal de mais de uma década não tivesse sido nada. Estava exactamente igual, apesar de choramingar com a humildade falsa de sempre, que a vida lhe tinha ensinado muito. Não duvido, o problema é que ele nem sempre foi bom aluno, ou melhor, ele sempre passou por cima de tudo com as suas duas armas favoritas: a arrogância e a prepotência.

Deixo então de seguida, os textos que não me recordo de onde os retirei e que peço desde já desculpa pelo uso indevido que se possa considerar utilizando-os aqui.

Atenção que não estou de total acordo com o que é dito em seguida, tudo foi utilizado com ironia, mas o que também não exclui algum tempo de reflexão sobre os mesmos, tal como disse anteriormente.

1 comentário:

d U a R t E n U n O disse...

Gostei do seu blog, espero que possa passar pelo meu e dizer o que acha, muito obrigado.

http://humanavisio.blogspot.pt/