segunda-feira, 27 de julho de 2009

"HORMONAS E RELAÇÕES"

Extracto da revista Superinteressante nº 136, pág 51.

No documento Amor, sexo e casais, surgem em determinados pontos, vários paragrafos que achei muito interessantes, como esta revista muitas vezes consegue ser. Não transcreverei, nem citarei ao promenor, porque talvez até estivesse a incorrer no crime de plágio, mas tentarei apenas mostrar a mais alguns, duas ou três coisas que se deve ter conhecimento.
Em deterinado ponto dizem que "segundo Francesco Alberoni, catedrático de sociologia da Universidade de Milão (Itália)" o sentimento amoroso pode ser dividido em duas fases "o enamoramento e a etapa do amor-companheiro, na qual os envolvidos deixam de se contemplar mutuamente e começam a olhar juntos para o futuro." transformando isto em "linguagem hormonal" dizem eles que se passa "com êxito a fase da testosterona (atracção fisíca) e da dopamina (amor cego e prazer) e chegasse à oxitocina, a hormona que contribui para prolongar os vínculos afectivos e nos permite confiar no outro."

De isto,



Molécula de dopamina

Para isto



Molécula de oxitocina

Pela complexidade quimica já dá para perceber porque o tipo de relação que surge em segundo lugar é bem mais complicado de criar e manter do que o primeiro :)lol. Tirem as vossas elacções!

Sem comentários: